SISTEMAS DE
INFORMAÇÃO

VESTIBULAR

2021

GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

GRADUAÇÃO       SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Apresentação do Curso

Para a Faculdade JK Michelangelo a Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI sinalizou novos objetivos a esse respeito e o fez com vistas a enfrentar e superar os desafios modernos e ultrapassar a visão instrumental da educação para uma visão mais plena que possibilite a realização da pessoa integral. Dessa maneira, os objetivos pensados para o curso de Sistema de Informação estão fundamentados nos quatro pilares, conforme expressa Delors no relatório da UNESCO (1999), “aprender a aprender”, “aprender a ser”, “aprender a conviver” e “aprender a fazer”. Estes pilares se materializam à medida que se transformam em competências, ou seja, na capacidade de as pessoas mobilizarem conhecimentos, para tomarem novas decisões sobre a sua própria vida e agirem de forma responsável no contexto social em que vivem.

O Curso de Sistema de Informação da Faculdade JK Michelangelo tem como objetivo geral formar profissionais que dominem tanto os aspectos de aquisição, instalação e gestão de recursos e serviços de tecnologia da informação, como o desenvolvimento e evolução de sistemas de infraestrutura tecnológica para uso em processos informacionais, além de formar profissionais generalistas em computação para atuarem na área de informática, com aptidão para planejar, projetar, desenvolver, implementar e implantar Sistema de Informação em organizações públicas e privadas, por meio da utilização de tecnologias modernas, eficientes e eficazes. 

E tem, como objetivos específicos:

  1. Especificar, modelar, projetar, desenvolver, implementar, manter e aperfeiçoar os sistemas computacionais, segundo critérios de qualidade aceitáveis e em conformidade com os paradigmas da Engenharia de Software; 

  2. Projetar, configurar e administrar Redes de Computadores, especificando Regras de Segurança para as mesmas; 

  3. Modelar e conceber “web sites”, oferecendo diversos serviços aos usuários de internet; 

  4. Desenvolver aplicativos para dispositivos móveis e jogos digitais; 

  5. Orientar na seleção de pacotes de aplicativos e componentes de hardware de acordo com as necessidades específicas; 

  6. Prosseguir na carreira acadêmica, como docente ou pesquisador, ingressando

  7. em cursos de pós-graduação; 

  8. Compreender o mundo e a sociedade e desenvolver habilidades de trabalho em grupo e de comunicação e expressão. 

  9. Formar profissionais com conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas; 

  10. Formar profissionais com compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade, com visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área; 

  11. Formar profissionais com capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo, com capacidade de utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar, com compreensão das necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades; 

  12. Formar profissionais com capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas e com capacidade de atuar em um mundo globalizado do trabalho. 

Perfil Profisional do Egresso

O Curso de Bacharelado em Sistema de Informação (BSI) da Faculdade JK Michelangelo visa formar o profissional que vai se valer de conceitos, técnicas de informática e teoria de sistemas para contribuir para a solução de problemas de tratamento da informação nas organizações por meio da construção de modelos de automação corporativa. Tal profissional deve ter o espírito empreendedor que lhe permita conceber, criar e concretizar projetos de tratamento da informação além de ser consciente da sua função na sociedade pautando-se em valores éticos. 

As atividades desses profissionais englobam a avaliação, especificação, aquisição, instalação e gestão dos recursos e serviços da Tecnologia da Informação, bem como o desenvolvimento e evolução de sistemas e da infraestrutura tecnológica para uso em processos organizacionais. 

 

O egresso de BSI da Faculdade JK Michelangelo deverá ter uma formação sólida nas áreas de: linguagens de programação; estrutura de dados; bancos de dados; redes de computadores; engenharia de software; sistemas distribuídos; estatística. E, a formação do estudante será abrangente e geral nas áreas de: arquitetura de computadores; matemática; teoria da decisão; sociologia; empreendedorismo; administração, a fim de que possa: identificar oportunidades para melhorias de processos organizacionais por meio de soluções de TI; analisar custo-benefício da utilização de TI; projetar e implementar soluções de Sistemas de Informação; gerenciar continuamente as operações de TI; interagir com os níveis organizacionais usando TI; aprender de forma autônoma e contínua; ter capacidade de comunicação e colaboração; ser criativo na adoção de TI; exercer liderança atuando em equipe multidisciplinar; desenvolver raciocínio lógico; ter capacidade de abstração; ser proativo, ético e empreendedor.

Mercado de Trabalho

O profissional do Curso de Sistema de Informação da Faculdade JK Michelangelo poderá ingressar no mercado de trabalho como: analista, projetista e desenvolvedor de Sistemas de Informação; Analista de negócios; Administrador de dados e de banco de dados; Auditor; Consultor em Tecnologia da Informação; Gestor de Tecnologia da Informação; Gerente de Tecnologia da Informação; ou, Gerente de Projetos de Sistema de Informação.

Matriz Curricular de Sistemas de Informação
UNIDADES DISPONÍVEIS

SAIBA EM QUAIS UNIDADES O CURSO ESTÁ DISPONÍVEL

GAMA

(61) 3385-5956
AE LADO LESTE - LOTES 14, 16 E 17 - SETOR CENTRAL
CEP 72405-135