PEDAGOGIA

VESTIBULAR

2021

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

GRADUAÇÃO       PEDAGOGIA

Apresentação do Curso

O curso de Pedagogia/Licenciatura da Faculdade JK Michelangelo é primeiro curso de formação de pedagogos com foco na crescente realidade das escolas no Brasil, o bilinguismo. Aqui, o nosso discente terá a oportunidade única de adentrar no universo teórico e prático do bilinguismo com a possibilidade de estágio garantido em escolas bilíngues da cidade.      

O Curso de Pedagogia da Faculdade JK Michelangelo tem  como objetivo geral a excelência na Área Acadêmica, em sintonia com a missão e as necessidades do contexto em que está inserido, proporcionando o necessário embasamento teórico e prático nos diversos campos da educação, por meio de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para compreender os fenômenos e as situações organizacionais e agir qualificada e corretamente na sua futura atividade profissional, respondendo às exigências dos papéis que vierem a desempenhar.

Buscaremos empreender nos alunos os seguintes objetivos:

  1. No Ensino  

  2. Na Qualidade do Ensino  

  3. Na Pesquisa 

  4. Na Extensão

  5. Nos Recursos Humanos 

  6. Na Organização 

  7. Na Autonomia 

  8. Nas Parcerias e Intercâmbios

  9. Na Profissão 

  10. No Desenvolvimento da Responsabilidade Socioambiental 

  11. Na Visão multidisciplinar e interdisciplinar 

  12. Na Liderança em Gestão 

  13. Na Relação teoria e prática 

Na Formação humanista

Perfil Profisional do Egresso

O Curso Superior de Graduação em Pedagogia/Licenciatura da Faculdade JK Michelangelo assume novos rumos na história da formação do pedagogo, buscando, dialeticamente, estabelecer a unidade, a reflexão e a ação teórico-prática para esclarecer e nortear o pensamento autônomo, em consonância com a nova legislação acerca do assunto. Alinha-se, ainda, às Diretrizes Curriculares dos Cursos de Pedagogia, tendo por base os pareceres nº 5/2005 e 3/2006 do Ministro da Educação, que contemplam a parte doutrinária que conduziu à fixação das diretrizes para a construção do novo Curso Superior de Graduação em Pedagogia/Licenciatura.

Mediante a utilização crítica do conhecimento e da autonomia crescente, o Curso Superior de Graduação em Pedagogia/Licenciatura da Faculdade JK Michelangelo está comprometido com o propósito do “aprender a aprender”, utilizando a produção de ideias coerentes e lógicas e com a interatividade do diálogo, articulando os diferentes campos do saber que constituem a base do pensamento pedagógico.

Consoante à proposta das diretrizes curriculares, o pedagogo está apto a atuar em: organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e não-escolares; produção e difusão de conhecimento científico e tecnológico e nas áreas emergentes do campo educacional.

As competências e habilidades essenciais a serem desenvolvidas no decorrer do Curso e que atendem ao perfil profissional desejado são:

  1. Compreensão do processo de construção do conhecimento no e pelo indivíduo inserido em seu contexto social e cultural; 

  2. Capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais, propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;

  3. Compreensão e valorização de diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;

  4. Capacidade de identificar as dinâmicas culturais relacionadas ao fenômeno educativo e de planejar intervenções pedagógicas que as considerem;

  5. Capacidade de identificar a problemática pedagógica envolvida na educação das pessoas com necessidades educativas especiais;

  6. Capacidade de articular ensino, iniciação científica e extensão na produção do conhecimento e da prática pedagógica;

  7. Utilização de conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira, para compreender o contexto e as relações em que estão inseridas as práticas educativas;

  8. Capacidade de promover uma prática educativa que leve em consideração as características dos discentes e da comunidade, os temas e as necessidades do mundo social e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular, dominando os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento e às questões que serão objeto da atividade docente, adequando-os às atividades dos alunos;

  9. Capacidade de realizar atividades de planejamento, organização, coordenação e avaliação pautadas em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;

  10. Estabelecimento de relações de parceria e colaboração com a comunidade externa à escola e, de modo especial, com os pais dos alunos, a fim de promover sua participação na comunidade escolar e uma comunicação fluente entre eles e a escola;

  11. Compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade.

 

O egresso do curso de Pedagogia/Licenciatura da Faculdade JK Michelangelo é um profissional com características que merecem destaque no mercado de trabalho. É um profissional proativo, que possui bom raciocínio lógico-matemático, com capacidade de autodesenvolvimento e gerenciamento de recursos. Também é um profissional consciente de seu papel dentro de uma sociedade cada vez mais informatizada. Esse profissional possui domínios em diversos campos da educação incluindo:

  • Domínio de aplicações informatizadas;

  • Domínio de tecnologias atualizadas;

  • Domínio dos conhecimentos básicos para a construção de soluções com base científica, que utilizem o computador como ferramenta de trabalho.

 

O licenciado em Pedagogia está aberto as mudanças organizacionais. Possui habilidades para a aplicação dos conhecimentos e das técnicas aprendidas ao longo dos 8 semestres do curso. Habilidade para abstrair problemas do mundo real para um modelo físico, mediante o uso dos conhecimentos científicos como instrumentos para a solução de problemas, além de manter o interesse pela educação continuada e com uma visão crítica da ciência, da tecnologia e de gestão e estarão aptos para a inserção em escolas e organizações que necessitem de melhoria de desempenho, eficiência e racionalização dos serviços pedagógicos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para pedagogos é muito extenso e jamais será saturado. Essa é uma das profissões mais antigas e úteis a qualquer campo da atividade humana, quer seja educacional, empresarial, pessoal, social, governamental ou associativa, e continua em crescente desenvolvimento, pois todo tipo de atividade desenvolvida por um pedagogo requer conhecimentos pedagógicos, psicológicos, planejamento, organização, direção e controle.

 

O Curso Superior de Graduação em Pedagogia/Licenciatura da Faculdade JK Michelangelo assume novos rumos na história da formação do pedagogo, buscando, dialeticamente, estabelecer a unidade, a reflexão e a ação teórico-prática para esclarecer e nortear o pensamento crítico e autônomo dentro dos novos parâmetros estabelecidos pelo mercado de trabalho. 

Desde o final da década de 90, o Governo Federal vem investindo na formação de pedagogos em todo o País, com programas de estímulo à profissão e melhoria salarial. Atualmente, o curso de Pedagogia ocupa o terceiro lugar nas graduações com maior número de discentes no País, com aproximadamente 653 mil matriculados ficando atrás somente dos cursos de Direito e Administração, conforme dados do Censo Superior.   

A profissão do pedagogo também se transformou rapidamente e ampliou seu espectro de atuação para a área hospitalar e na área empresarial. Com o mercado em ascensão, há oportunidades em espaços como, escolas Públicas e Privadas para atuar como professor na Educação Básica, como gestor escolar ou supervisor pedagógico. Em Governamentais ou Não Governamentais (ONGs) para desenvolver projetos pedagógicos e acompanhar ações que ajudam a melhorar a qualidade de ensino em regiões mais carentes do País.

E, mais, em editoras para prestar serviços de pesquisa, projeção e análise que contribuam para a produção de materiais didáticos voltados à educação infantil e básica. Na pedagogia hospitalar para atuar em ambientes hospitalares, dando assistência a crianças em tratamentos de longo prazo e podem ajuda-las a não perderem o ano escolar e a tolerarem melhor o tempo em que ficarão internados. Para tanto, neste ambiente, o pedagogo encontrará amplo espaço para a realização de atividades lúdicas e recreativas.

Além de todas as oportunidades acima citadas, o profissional formado na Faculdade JK Michelangelo terá amplos conhecimentos para abrir e gerenciar o seu próprio negócio.

Matriz Curricular de Pedagogia
UNIDADES DISPONÍVEIS

SAIBA EM QUAIS UNIDADES O CURSO ESTÁ DISPONÍVEL

GAMA

(61) 3385-5956
AE LADO LESTE - LOTES 14, 16 E 17 - SETOR CENTRAL
CEP 72405-135