ÁREA DO ALUNO        I            ÁREA DO PROFESSOR

O que é?

Desde a criação do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), todas as Instituições de Ensino Superior (IES) no país vêm sendo submetidas ao processo de avaliação formado por três componentes principais: avaliação da instituição, avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. Nas IES, esse processo de avaliação é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A CPA é composta por um Presidente, membros da comunidade universitária (docentes, discentes e servidores técnico-administrativos) e um representante da sociedade civil organizada.

Qual a função da CPA?

A CPA tem como função coordenar e articular o processo de autoavaliação na Faculdade JK, tendo como principais objetivos produzir conhecimentos; averiguar o sentido do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição; identificar as causas dos seus problemas e deficiências; aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo; fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais; tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade; julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos; e prestar contas à sociedade.

O que é Avaliação Institucional?

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, ela compreende uma ação contínua de pesquisa, reflexão e comunicação que visa fornecer ferramentas para que a instituição possa melhorar seus processos e sua atuação, conforme constam na missão, nos objetivos e nas metas apresentadas em seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

Avaliação docente

Todo semestre o corpo discente é solicitado a avaliar o quadro de professores. Dentro da IES fica a cargo da CPA a organização desta avaliação docente. Além de avaliar o ensino nas questões referentes aos professores, a CPA também se ocupa de questões que envolvem o ensino, pesquisa, extensão, gestão, participação. Os dados coletados por essa comissão servem como indicadores que são utilizados pela mantenedora, coordenação geral, coordenação de unidade, coordenação de cursos e pelo próprio docente com o intuito de promover melhorias.

© 2018 Todos os direitos reservados - Faculdade JK   |  Criado por Win7.com.br