ÁREA DO ALUNO        I            ÁREA DO PROFESSOR

Quando é feita a avaliação do docente?

Uma vez a cada semestre o professor é avaliado pelos alunos, afinal, sempre precisamos refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem.

A CPA pune o professor(a) que alcança baixos índices na avaliação?

Não, a CPA não tem o objetivo de punir o professor. O objetivo da Comissão Própria de Avaliação é compartilhar o resultado com os professores para que eles possam servir de índice para identificar seus pontos positivos e pontos a melhorar.

O(a) professor(a) também avalia a turma para qual ministrou aula?

Sim. A partir de 2018, nós faremos esse tipo de avaliação. Agora o professor poderá avaliar a turna na qual ministrou aulas e esta avaliação será alvo de discussões em reuniões.

O professor identifica qual aluno(a) atribuiu nota para ele?

Não, todo o processo é sigiloso. A partir de 2018, a avaliação será feita de forma coletiva em formulário único entregue aos representantes de turma. Nesses formulários, todos devem construir juntos a avaliação, o que não permitirá que o professor saiba quem foi  o aluno que o avaliou, mas saberá que a avaliação foi feita por todos.

O que é feito com as notas atribuídas a(o) professor(a)?

Essas notas são entregues ao professor que poderá avaliar os pontos positivos e os pontos a melhorar em sua prática futura. Esse é um dos feedback mais pontuais que o professor recebe de seu desempenho didático. Além do professor, a coordenação de curso, a coordenação geral e a direção geral têm conhecimento da nota. Esses índices, embora não acarretem em ações diretamente proporcinais aos resultados, podem ser levados em conta como referência para o estágio probatório bem como para processos de progressão/promoção na carreira docente.

O que acontece com a avaliação da turma pelo(a) professor(a)?

Assim como a avaliação do professor, a avaliação da turma permite que as coordenações conheçam melhor o perfil dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de ações que visam a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.